Grupo KITANDA (Educação e Intercultura)
"Kitanda" - palavra de origem africana (do dialeto quimbundo) que significa "tabuleiro" em que se expõem mercadorias diversas, geralmente produtos alimentícios.
Quitanda - fonte da imagem: google imagem
Metáfora KITANDA:
"Local de troca de conhecimentos, compartilhados pelo diálogo."
Linhas de pesquisa
1.Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional
Objetivo: Desenvolve investigações sobre a
formação inicial e continuada professores(as) nos seus diferentes níveis
e espaços educativos, tendo como referência educação Intercultural, com
ênfase na proposição filosófica da antropofagia Cultural Brasileira. Ao
considerar o processo formativo do professor, investiga as trajetórias
de formação, a produção dos saberes e a aprendizagem docente, na
perspectiva da Biologia do Amor e da Biologia do Conhecimento de
Humberto Maturana.
.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores As / Especialidade: Educação Infantil e Anos Iniciais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores As / Especialidade: Formação Básica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores As / Especialidade: Formação Superior.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Superior.
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Ambiental; Educação Intercultural; Educação de Jovens e Adultos; Antropofagia Cultural Brasileira.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores As / Especialidade: Educação Infantil e Anos Iniciais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores As / Especialidade: Formação Básica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores As / Especialidade: Formação Superior.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Superior.
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Ambiental; Educação Intercultural; Educação de Jovens e Adultos; Antropofagia Cultural Brasileira.
Projetos de pesquisa
2014 - Atual
Educação Ambiental, Formação de
Professores(as), Intercultura e Sustentabilidade desdobramentos da
Antropofagia Cultural Brasileira na Educação em geral e na Educação
Ambiental em particular
Descrição: Este Projeto de Pesquisa em
Produtividade/CNPq tem como objetivo dar seguimento a um conjunto de
atividades de estudos, de pesquisas, e de intervenções no campo da
Educação em geral e da Educação Ambiental em particular, tendo como
cenário epistemológico uma perspectiva Intercultural e de
Sustentabilidade nas relações. Para tanto, estou propondo estudar e
pesquisar os desdobramentos da Antropofagia Cultural Brasileira na
Educação em geral e na Educação Ambiental em particular no contexto da
educação brasileira contemporânea. Serão pesquisadas as condições de
possibilidades dos desdobramentos da reciprocidade antropofágica nos
contextos locais/globais da Educação e da Educação Ambiental, tomando
como referência epistemológica e filosófica as proposições da
Antropofagia Cultural Brasileira. A ênfase será para a criação de
espaços de relações sustentáveis e de diálogos críticos e criativos
entre atores(as) autônomos e em contextos socioculturais diferentes e/ou
distintos. Para o desenvolvimento desta pesquisa serão estudados e
analisados alguns desdobramentos das proposições filosóficas e
epistemológicas da Antropofagia Cultural Brasileira em disciplinas e
áreas temáticas, tais como: Literatura; Artes Plásticas; Filosofia;
Cinema; Antropologia; Sociologia; Teatro; Composições Musicais. A partir
da identificação destes desdobramentos buscar-se-á estabelecer uma
interlocução crítica e criativa com a Educação em geral e com a Educação
Ambiental em particular. O objetivo, que orientará esta pesquisa, é (1)
a construção de um cenário epistemológico, para a Educação e para a
Educação Ambiental, que busque romper com a prática de copiar e/ou
imitar fórmulas, modelos e práticas educativas e pedagógicas que não
dialoguem com as matrizes culturais formadoras da sociedade brasileira e
(2) contribuir com a construção de um cenário epistemológico e prático
gerador de uma ideia de Civilização Sustentável a partir dos trópicos.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Formação de Professores,
Intercultura, Sustentabilidade, Antropofagia Cultural Brasileira.
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Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Valdo Hermes de Lima Barcelos - Coordenador / Cleni Maria Inez da Rosa - Integrante / Carlos Giovani Delevati Pasini - Integrante / Viviane Diehl - Integrante / Elvio de Carvalho - Integrante / Leo Jorgelewicks - Integrante / Angelise Fagundes - Integrante / Rafael Friedrich - Integrante / Alyson do amaral - Integrante / Sandra Maders - Integrante / Vilson Flôres dos Santos - Integrante / Valmor Scot Junior - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de orientações: 6
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Valdo Hermes de Lima Barcelos - Coordenador / Cleni Maria Inez da Rosa - Integrante / Carlos Giovani Delevati Pasini - Integrante / Viviane Diehl - Integrante / Elvio de Carvalho - Integrante / Leo Jorgelewicks - Integrante / Angelise Fagundes - Integrante / Rafael Friedrich - Integrante / Alyson do amaral - Integrante / Sandra Maders - Integrante / Vilson Flôres dos Santos - Integrante / Valmor Scot Junior - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de orientações: 6
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2014 - Atual
Intercultura, Formação de Professores e a Biologia do Amar uma conversa com Humberto Maturana
Descrição: Nesta pesquisa buscaremos
mobilizar esforços na perspectiva de criar espaços de reflexão, a partir
das ideias de Humberto Maturana, sobre contextos sociais, culturais e
educacionais na busca de interfaces num horizonte intercultural de
educação (FLEURI, 1998). Um horizonte que se intensificou com os
processos de globalização das tecnologias, das relações econômicas,
ecológicas e comunicacionais, levando, assim, a uma intensificação dos
conflitos entre grupos sociais de diferentes culturas, particularmente
na conjuntura recentemente agravada por ações políticas de caráter
belicista por parte de nações hegemônicas, assim como pelas diversas
formas de terrorismo desenvolvidas por organizações fundamentalistas
(FLEURI, 2003:17). A partir do brevemente exposto, na caracterização e
justificativa apresentadas, coloca-se o seguinte problema de pesquisa:
Como contemplar no repertório de conhecimentos e de saberes formativos
do(a) professor(a) as contribuições epistemológicas da Biologia do Amor
e da Biologia do Conhecimento de Humberto Maturana, tendo em vista uma
educação de caráter intercultural;
(2) como as contribuições da BA e da BC podem contribuir para a
Educação Escolar Indígena numa perspectiva intercultural?
Esta pesquisa se desenvolverá, tomando como ponto de partida a busca de
ampliação do repertório de conhecimentos e de saberes, que contribuam
para o trabalho docente tanto a partir de sua formação inicial
(licenciaturas) quanto continuada (professores em exercício nas redes de
ensino). Este projeto de pesquisa sobre Formação de Professores(as),
está, portanto, ancorado na idéia de que a Formação do Profissional
Docente necessita estar em permanente atualização e aprofundamento de
seus pressupostos epistemológicos. A Biologia do Amor e a Biologia do
Conhecimento serão tomadas como proposições científicas explicativas
sobre os fazeres humanos a partir da biologia em seu processo de
acoplamento cultural.
Assim sendo, nosso objetivo principal com esta pesquisa é: Contribuir
com subsídios teóricos e epistemológicos para a formação inicial e
continuada de professores(as) em geral e, em particular, para o trabalho
com a Educação Escolar Indígena, a partir do estudo e reflexão sobre as
proposições científicas, da Biologia do amor e da Biologia do
Conhecimento, presentes na obra de Humberto Maturana. Para atingir este
objetivo propomos como meta inicial:
Fazer um mapeamento da produção bibliográfica brasileira sobre
Educação Escolar Indígena no Ensino Básico;
Continuar o mapeamento da obra epistemológica de Humberto Maturana,
com ênfase nos aspectos relacionados ao que o autor denomina de Biologia
do amor e biologia do Conhecimento;
A partir destes mapeamentos começar a identificar as principais
passagens da obra de Humberto Maturana que podem ser relacionadas,
epistemologicamente, com a formação de professores em geral e, em
particular, com a formação para a docência na Educação Escolar Indígena;
A partir destes procedimentos de pesquisa realizar uma reflexão sobre
as contribuições destas proposições epistemológicas para o exercício do
ofício profissional do(a) professor(a) em geral e na Educação Escolar
Indígena em particular;
A partir dos estudos e das reflexões realizadas no decorrer desta
investigação buscaremos identificar, naquilo que Maturana denomina de
Fundamentos (esquecidos) do Humano, informações que nos auxiliem a (re)
pensar algumas de nossas concepções sobre a formação inicial e
continuada do professor(a) que atua na Educação Escolar Indígena para,
então, pensar alternativas de intervenção no seu trabalho docente numa
perspectiva intercultural de educação que vise a inclusão destas
populações no processo educativo escolar respeitando e acolhendo suas
especificidades étnico-culturais.
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Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Valdo Hermes de Lima Barcelos - Coordenador / Cleni Maria Inez da Rosa - Integrante / Wenceslau Leães Filho - Integrante / Elvio de Carvalho - Integrante / Leo Jorgelewicks - Integrante / Angelise Fagundes - Integrante / Rafael Friedrich - Integrante / Valmor Scot Junior - Integrante / Alyson do amaral - Integrante / Sandra Maders - Integrante / Vilson Flôres dos Santos - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro.