O Grupo KITANDA pesquisa assuntos de Educação. O objetivo geral é compartilhar conhecimentos, por intermédio do diálogo. Envie um e-mail: antropofagia.intercultural@gmail.com

KITANDA


Grupo KITANDA (Educação e Intercultura)

  "Kitanda" - palavra de origem africana (do dialeto quimbundo) que significa "tabuleiro" em que se expõem mercadorias diversas, geralmente produtos alimentícios.


Quitanda - fonte da imagem: google imagem

 Metáfora KITANDA: 

"Local de troca de conhecimentos, compartilhados pelo diálogo."

 

Linhas de pesquisa




1.Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional

Objetivo: Desenvolve investigações sobre a formação inicial e continuada professores(as) nos seus diferentes níveis e espaços educativos, tendo como referência educação Intercultural, com ênfase na proposição filosófica da antropofagia Cultural Brasileira. Ao considerar o processo formativo do professor, investiga as trajetórias de formação, a produção dos saberes e a aprendizagem docente, na perspectiva da Biologia do Amor e da Biologia do Conhecimento de Humberto Maturana. .
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores As / Especialidade: Educação Infantil e Anos Iniciais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores As / Especialidade: Formação Básica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores As / Especialidade: Formação Superior.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Superior.
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Ambiental; Educação Intercultural; Educação de Jovens e Adultos; Antropofagia Cultural Brasileira.

Projetos de pesquisa




2014 - Atual
Educação Ambiental, Formação de Professores(as), Intercultura e Sustentabilidade desdobramentos da Antropofagia Cultural Brasileira na Educação em geral e na Educação Ambiental em particular

Descrição: Este Projeto de Pesquisa em Produtividade/CNPq tem como objetivo dar seguimento a um conjunto de atividades de estudos, de pesquisas, e de intervenções no campo da Educação em geral e da Educação Ambiental em particular, tendo como cenário epistemológico uma perspectiva Intercultural e de Sustentabilidade nas relações. Para tanto, estou propondo estudar e pesquisar os desdobramentos da Antropofagia Cultural Brasileira na Educação em geral e na Educação Ambiental em particular no contexto da educação brasileira contemporânea. Serão pesquisadas as condições de possibilidades dos desdobramentos da reciprocidade antropofágica nos contextos locais/globais da Educação e da Educação Ambiental, tomando como referência epistemológica e filosófica as proposições da Antropofagia Cultural Brasileira. A ênfase será para a criação de espaços de relações sustentáveis e de diálogos críticos e criativos entre atores(as) autônomos e em contextos socioculturais diferentes e/ou distintos. Para o desenvolvimento desta pesquisa serão estudados e analisados alguns desdobramentos das proposições filosóficas e epistemológicas da Antropofagia Cultural Brasileira em disciplinas e áreas temáticas, tais como: Literatura; Artes Plásticas; Filosofia; Cinema; Antropologia; Sociologia; Teatro; Composições Musicais. A partir da identificação destes desdobramentos buscar-se-á estabelecer uma interlocução crítica e criativa com a Educação em geral e com a Educação Ambiental em particular. O objetivo, que orientará esta pesquisa, é (1) a construção de um cenário epistemológico, para a Educação e para a Educação Ambiental, que busque romper com a prática de copiar e/ou imitar fórmulas, modelos e práticas educativas e pedagógicas que não dialoguem com as matrizes culturais formadoras da sociedade brasileira e (2) contribuir com a construção de um cenário epistemológico e prático gerador de uma ideia de Civilização Sustentável a partir dos trópicos. Palavras-chave: Educação Ambiental, Formação de Professores, Intercultura, Sustentabilidade, Antropofagia Cultural Brasileira. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (8) .

Integrantes: Valdo Hermes de Lima Barcelos - Coordenador / Cleni Maria Inez da Rosa - Integrante / Carlos Giovani Delevati Pasini - Integrante / Viviane Diehl - Integrante / Elvio de Carvalho - Integrante / Leo Jorgelewicks - Integrante / Angelise Fagundes - Integrante / Rafael Friedrich - Integrante / Alyson do amaral - Integrante / Sandra Maders - Integrante / Vilson Flôres dos Santos - Integrante / Valmor Scot Junior - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de orientações: 6
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2014 - Atual
Intercultura, Formação de Professores e a Biologia do Amar uma conversa com Humberto Maturana

Descrição: Nesta pesquisa buscaremos mobilizar esforços na perspectiva de criar espaços de reflexão, a partir das ideias de Humberto Maturana, sobre contextos sociais, culturais e educacionais na busca de interfaces num horizonte intercultural de educação (FLEURI, 1998). Um horizonte que se intensificou com os processos de globalização das tecnologias, das relações econômicas, ecológicas e comunicacionais, levando, assim, a uma intensificação dos conflitos entre grupos sociais de diferentes culturas, particularmente na conjuntura recentemente agravada por ações políticas de caráter belicista por parte de nações hegemônicas, assim como pelas diversas formas de terrorismo desenvolvidas por organizações fundamentalistas (FLEURI, 2003:17). A partir do brevemente exposto, na caracterização e justificativa apresentadas, coloca-se o seguinte problema de pesquisa: Como contemplar no repertório de conhecimentos e de saberes formativos do(a) professor(a) as contribuições epistemológicas da Biologia do Amor e da Biologia do Conhecimento de Humberto Maturana, tendo em vista uma educação de caráter intercultural; (2) como as contribuições da BA e da BC podem contribuir para a Educação Escolar Indígena numa perspectiva intercultural? Esta pesquisa se desenvolverá, tomando como ponto de partida a busca de ampliação do repertório de conhecimentos e de saberes, que contribuam para o trabalho docente tanto a partir de sua formação inicial (licenciaturas) quanto continuada (professores em exercício nas redes de ensino). Este projeto de pesquisa sobre Formação de Professores(as), está, portanto, ancorado na idéia de que a Formação do Profissional Docente necessita estar em permanente atualização e aprofundamento de seus pressupostos epistemológicos. A Biologia do Amor e a Biologia do Conhecimento serão tomadas como proposições científicas explicativas sobre os fazeres humanos a partir da biologia em seu processo de acoplamento cultural. Assim sendo, nosso objetivo principal com esta pesquisa é: Contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a formação inicial e continuada de professores(as) em geral e, em particular, para o trabalho com a Educação Escolar Indígena, a partir do estudo e reflexão sobre as proposições científicas, da Biologia do amor e da Biologia do Conhecimento, presentes na obra de Humberto Maturana. Para atingir este objetivo propomos como meta inicial: Fazer um mapeamento da produção bibliográfica brasileira sobre Educação Escolar Indígena no Ensino Básico; Continuar o mapeamento da obra epistemológica de Humberto Maturana, com ênfase nos aspectos relacionados ao que o autor denomina de Biologia do amor e biologia do Conhecimento; A partir destes mapeamentos começar a identificar as principais passagens da obra de Humberto Maturana que podem ser relacionadas, epistemologicamente, com a formação de professores em geral e, em particular, com a formação para a docência na Educação Escolar Indígena; A partir destes procedimentos de pesquisa realizar uma reflexão sobre as contribuições destas proposições epistemológicas para o exercício do ofício profissional do(a) professor(a) em geral e na Educação Escolar Indígena em particular; A partir dos estudos e das reflexões realizadas no decorrer desta investigação buscaremos identificar, naquilo que Maturana denomina de Fundamentos (esquecidos) do Humano, informações que nos auxiliem a (re) pensar algumas de nossas concepções sobre a formação inicial e continuada do professor(a) que atua na Educação Escolar Indígena para, então, pensar alternativas de intervenção no seu trabalho docente numa perspectiva intercultural de educação que vise a inclusão destas populações no processo educativo escolar respeitando e acolhendo suas especificidades étnico-culturais. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) .

Integrantes:
Valdo Hermes de Lima Barcelos - Coordenador / Cleni Maria Inez da Rosa - Integrante / Wenceslau Leães Filho - Integrante / Elvio de Carvalho - Integrante / Leo Jorgelewicks - Integrante / Angelise Fagundes - Integrante / Rafael Friedrich - Integrante / Valmor Scot Junior - Integrante / Alyson do amaral - Integrante / Sandra Maders - Integrante / Vilson Flôres dos Santos - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro.